quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

NADA DE CINZAS NA QUARTA-FEIRA...

Bloco dos Garis, Baiacu na Vara e o Camburão da alegria fecham o carnaval de Natal na praia da Redinha

O Bairro da redinha permaneceu lotado em todos os dias de folia!

Quem foi que disse que quarta-feira é de cinzas? Em Natal, a alegria do carnaval multicultural da cidade vai muito além dos quatro dias de folia. Prova disso são os milhares de foliões que ainda encontram fôlego no encerramento da festa que acontece na Praia da Redinha, na saída dos blocos dos Garis, Baiacu na Vara e o Camburão da alegria.

Há mais de 17 anos o bloco Baiacu na Vara anima o carnaval da Redinha, fazendo a alegria dos foliões que não se contentam com os quatro dias de folia e saem nas ruas do bairro, tipicamente pesqueiro, ao som de muito frevo, marchinhas e acompanhado de bonecos gigantes que dão o ar da graça e do simbolo do bloco, um baiacu gigante que acompanha turistas e a comunidade local durante todo o percursso, conseguindo arrastar em média, mais de mil componentes em apenas um dia de descanso.

O Prefeito Carlos Eduardo e a diretora do bloco Baiacu na vara, Cristina Moura (ambos de azul)

Para a diretora do bloco, Cristina Moura, é gratificante o trabalho empreendido durante todo o ano para que o Baiacu na Vara saia na quarta-feira de cinzas. "Todos os problemas surgidos durante a preparação do bloco para o carnaval é compensado quando o Baiacu sai às ruas, mantendo a tradição" afirma a diretora.

Outro bloco de foliões que marcam presença, são aqueles trabalhadores que deixam a cidade limpa durante o carnaval e não tem oportunidade de brincar. O carnaval do Bloco dos Garis que desfila pelas ruas da Redinha nesta quarta-feira de cinzas.

O bloco reuni cerca de 700 trabalhadores que prestam serviço na Urbana e foi patrocinado pelo Sindicato dos Garis e Capitania das Artes. “Tá muito bom aqui. É uma oportunidade que temos de brincar o carnaval”, afirmou o gari Manoel Patrício, que nos outros dias de carnaval esteve limpando áreas do Baldo, no Centro e da Avenida Coronel Estevão.

Bloco dos Garis: Folia para quem trabalha nela

O terceiro bloco trata-de do Camburão da alegria conhecido tambem como o bloco dos policiais militares. Eles mostram que o lazer tambem é importante no cotidiano desse profisionais, com muita alegria e descontração, os policiais ao lado de familiares, amigos e moradores da redinha se divertem e descansam depois da longa jornada de trabalho vivenciada no periodo do carnaval.

O que podemos evidenciar de fato, é que seja no sábado de carnaval no centro historico de Natal ou na quarta-feira de cinzas em plena praia da redinha, o público natalense demonstra animação, alegria e muita criatividade na maneira de vivenciar seu momento de lazer. Mesmo sabendo que depois da festa e da fuzaca vem o pior.... a ressaca.

Nenhum comentário: