sexta-feira, 20 de março de 2009

CINECLUBE FRANCÊS - AFRICANO


Eu explico o título. É o seguinte, o Cineclube Natal e a Aliança Francesa, nesse ínio de final-de-semana estarão exibindo três filmes africanos, de três colônias francesas, para iliustrar a Semana da Francofonia, evento o qual celebra a língua francesa ao redor do mundo. A mostra terá a participação do cineclube na organização e nos debates pós-exibições, como instituição conividada. Será ainda o marco inicial de uma nova parceria, que deverão, a partir do mês de Abril, realizar uma sessão mensal com títulos franceses ou de língua francesa. A Mostra Semana da Francofonia ocorre em três dias: sexta 20/03, sábado 21/03 e terça 24/03, sempre às 18h, na Aliança Francesa/Natal.


Sexta-feira, 20 - "Sarraounia"
[MAURITÂNIA]

Eu uma aldeia da África, um velho homem confia sua filha ao seu amigo. Com este pai adotivo, ela aprende o manejo das armas, as verdades da vida, os modos de comuniação com os espíritos. Uma vez mulher, Sarraounia assume a liderança dos Aznas. Rainha, ela não procura dominar, mas luta pela independência e pela paz.


Sábado, 21 - "Guimba - Um Tirano e Sua Época"
[MALI]


Sitakili, uma cidade do Sahel, vive sob a dominação de um homem, Guimba Dunbaya, e deu filho Janguiné. Kani Coulibaly é noiva de Janguiné desde que nasceu. Ela é agora uma bela moça, muito cortejada, mas nenhum pretendente ousa declarar-se, de tão grande o terror imposto por Guimba. Durante uma visita de cortesia a Kani, Janguiné apaixona-se por Meya, a mãe de sua noiva, e quer casar com ela. Para satisfazer o capricho do filho, Guimba expulsa Mambi, o marido de Meya. Este refugia-se então em uma ladeia de caçadores e organiza a revolta contra o tirano.


Terça-feira, 24 - "Pedaços da Identidade"
[CONGO]

Mani Kongo, o velho rei de uma província congolesa, decide partir em busca de sua filha, Mwana, que ele mandou para a Bélgica aos oito anos para estudar, e de quem está sem notícias a anos. O rei, que não quer abrir mão de nenhuma de suas tradições, vai cruzar personagens como Chaka-Jo, jovem mestiço benglo-congolês e falso motorista de táxi sem documento nem estadia, Viva Wa Viva, jovem elegante que se apossa de seu dinheiro, ou ainda Noubia, jovem cantora iluminada e solitária...Mani Kongo volta para caa com Mwana e Chaka-Jo, mas será que o regresso a África permitirá a estas personagens "sem lenço nem documento" se reconciliar com eles próprios?


Resumão:

Mostra Semana da Francofonia

sexta-feira (20.03), sábado (21.03) e terça-feira (24.03)
18:00
Aliança Francesa
Rua Potengi, 459 - Petrópolis
Fone: 3222-1558
Entrada gratuita

Nenhum comentário: