quinta-feira, 6 de março de 2008

5 MULHERES E UMA MEDALHA

Nísia floresta

Cinco mulheres norte-rio-grandense serão homenageadas pela Prefeitura do Natal com a Medalha Honra ao Mérito Nísia Floresta*. A homenagem vai acontecer na próxima sexta-feira, 7, véspera do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março. A solenidade vai acontecer a partir das 9h da manhã, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.

Neste ano, a mulheres homenageadas serão:

1. Bernadete Araújo Costa, liderança comunitária da Cidade da Esperança, pioneira no movimento de criação dos clubes de mães no ano de l969;

2. Analba Brazão Teixeira, militante do movimento feminista e coordenadora do Coletivo Leila Diniz;

3. Maria Virgínia Ferreira Lopes, economista e atual Secretária Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças;

4. Hemenergilda Isabel de Moura, escritora, contista, cronista, poetisa, trovadora e compositora;

5. Amélia Gomes Reginaldo (In Memória), mossoroense, líder estudantil e revolucionária.

As comemorações vão prosseguir no sábado, 8, a partir das 15h, na rua Itamar Maciel, em frente a unidade de saúde III de Felipe Camarão, com uma caminhada e panfletagem para divulgação da Lei Maria da Penha, nas principais ruas do bairro.

SERVIÇOS:

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social da Prefeitura desenvolve ações de atendimento a mulher no Centro de Referência Mulher Cidadã, Casa Abrigo, Projeto de ampliação das atividades do Centro Cidadão e Projeto mulheres gerando renda.

No Programa Casa Abrigo Clara Camarão é oferecido moradia segura e protegida além de atendimento integral as mulheres em situação de risco iminente de morte, em razão da violência doméstica e familiar. È um serviço de caráter sigiloso e temporário que atende as mulheres e seus filhos. No último ano foram realizados 147 abrigamentos, sendo 60 mulheres e 87 crianças.

O Projeto mulheres gerando renda e construindo cidadania é desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres na implantação de dois Núcleos Produtivos de Costura e Artesanato, com mulheres que residem em áreas consideradas de vulnerabilidade social, que estão localizadas nos bairros de Felipe Camarão e no Conjunto Santa Catarina, respectivamente. Estão sendo realizados os cursos de qualificação nas áreas de empreendedorismo, economia solidária, corte e costura industrial. Estão sendo atendidas 20 costureiras e 35 artesãs. A previsão é que até o mês de junho os dois núcleos iniciem produção.

CURIOSIDADES:

A medalha Nísia Floresta foi instituída pelo Decreto 4.071, de 9 de março de 1990, destinada a instituir um prêmio simbólico às mulheres que pela sua obra ou atividade tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade ou tenham se destacado em ações de interesse social.

2 comentários:

Anônimo disse...

Desde já um happy day pelas mulheres, mas venhamos e convenhamos... Nísia Floresta era feinha, hein?!! Bem feinha...

Ricardo Moreira (Krusty) disse...

Concordo com André...
Pouco feinha não a menina...