sexta-feira, 13 de novembro de 2009

TEATRO, DANÇA, ARTE, CHARIVARI...

Acontece neste sábado, 14 de novembro, a partir das 18:30h, a 7ª edição do projeto Charivari promovida pelo Grupo Brincarte de Teatro, em parceria com o Museu Câmara Cascudo (UFRN). A programação cultural do evento promete surpreender o público com uma mistura artistica, em uma noite no museus Essa edição, contará com apresentações de teatro, música, performance, poesia e dança, com as participações confirmadas do Projeto Disfunctorium, Projeto Cores, Al Hanna, Movimento Hip Hop e algumas surpresas.

Além das apresentações artísticas em ambientes do Museu, o Charivari contará com exposição de artesanato, cantina e bazar de peças usadas.
O evento foi realizado pela primeira vez em novembro de 2007, ina sede própria do grupo localizada na antiga República das Artes.

O Charivari cresceu, mas não perdeu sua característica de acontecer em espaços alternativos. Dentro do Museu Câmara Cascudo, acontecerá em alguns de seus ambientes, fazendo com que a platéia possa visitar os diversos espaços.


Você sabe o que é Charivari? Deixa que o Magro Falante Explica.

A palavra charivari é de origem francesa e é dado a um costume da Idade Média. Tal termo está relacionado com tumulto, berreiro, assuada. De acordo com (Berthold*, 2005), o charivari era uma espécie de parada carnavalesca de bufões em que seus participantes assustavam os honestos burgueses com empurrões e com bater de panelas de cobre, chocalhos de madeira, sino e sinetas de vaca.

Nenhum comentário: