segunda-feira, 23 de novembro de 2009

LADEIRA A BAIXO, ALEGRIA A CIMA

CRÔNICAS DO MAGRO FALANTE - Nº 1 (MUITOS CARNAVAIS 2009)

Foi assim que começou a festa de 15 anos dos Muitos Carnavais, no último sábado (14/11) as 16hs. A Edição 2009 iniciou como de costume com suas bandinhas de frevo, grupos folclóricos e muitos, muitos foliões que preencheram a pacata Cidade Alta em direção a boa e velha Ribeira. Animados pela música das bandinhas, aos poucos os foliões foram descendo a cidade alta e encontraram nas proximidades do pátio da CBTU, mas pessoas que já aqueciam os tambores com outros estilos musicais, era alegria em todas as direções e carros com seus paredões de som.

Em meio a esse mar de gente na ribeira, eis quem surge o grupo pau e lata, famoso por seu som marcante e pelo ritmo de suas apresentações mostrou pra que veio, animando e dando continuidade a folia dos muitos carnavais. Aos poucos, o Pátio da CBTU ia tomando novas cores, com o azul e o verde escolhidos para colorir a noite de diversão.

A primeira atração da noite, Patusco de Olinda fez um verdadeiro da pista um verdadeiro maremoto com a energia de Pernambuco e mostrou ao povo potiguar o melhor do frevo, com uma batida própria para quem não pode e nem deve ficar parado, o folião. Seguindo a correnteza, chega o velejador de sete mares, Armandinho. O músico conhecido por sua guitarra elétrica aplicada ao ritmo nordestino que é o axé, presentou ao público todo o seu talento, mas isso não quis dizer que foi animador. Muitas pessoas podiam ser vistas de braços cruzados ou sentadas no chão esperando a animação voltar e o que deveria ser um das atrações principais, acabou não destaque junto ao público presente, mas nessa maré as coisas mudaram. Armandinho acelerou o ritmo da guitarra e próximo do fim de sua apresentação, o público cantava e dançava as músicas do grande artista.

Não era dia ainda, mas a luz de Larissa clareou e aqueceu o palco dos Muitos Carnavais, Por que como já dizia a música: “O Araketu, o Araketu quando toca... deixa todo mundo pulando que nem pipoca!” Foi o que aconteceu. Da primeira a última música do grupo, não teve um só folião parado. Foram grandes e novos sucessos que movimentaram a apresentação do grupo que trouxe um pocuo do carnaval da Bahia para a nossa cidade.

Por fim, e não menos importante, aconteceu a apresentação do cantor potiguar Sueldo Soares, que não teve a oportunidade que contar com um público animado e presente, assim como de outras apresentações. Era por volta das 3h da manhã, quando o artista subiu ao palco para cantar grandes sucessos nacionais, mas o público era “invisivel” composto apenas por foliões que estavam saindo e funcionário do próprio evento. Mesmo assim, o músico não deixou a animação da festa parar e cantou até a luz do sol do domingo raiar sobre os vagões de trem, fechando assim a 15ª edição dos Muitos Carnavais com um artista no palco e um blogueiro de folião.

Nenhum comentário: