terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CARNAVAL EM NATAL 2009

Esse ano a Festa de Carnaval será realizada pela em seis pólos multiculturais: Ribeira, Redinha, Centro Histórico, Rocas, Ponta Negra e Alecrim. As Prévias-carnavalescas e a programação completa ocorrerá de 01 a 25 de fevereiro. Até o dia 19 de fevereiro, acontecem diversas prévias carnavalescas, incluindo o Baile das Kengas (13/02) e o Ensaio Geral (14/02) na Redinha, sendo a abertura oficial no dia 19/02 com o Baile de Máscaras no Largo do Atheneu, onde a cantora e compositora Valéria Oliveira lançará, o CD "Sem Perder o Passo".

Homenagem ao Mestre Cornélio Campina

O tema do Carnaval Multicultural 2009 é a homenagem mais que justa a um ícone da cultura potiguar, o mestre Cornélio Campina, morto em agosto do ano passado por problemas respiratórios. Filho da pequena Portalegre, cidade encravada na tromba do elefante, mestre Cornélio nasceu em 8 de outubro de 1908. O potiguar morou em São Miguel e Areia Branca até finalmente se mudar para Natal aos 20 anos de idade.

Em 1949, o mestre funda o Grupo Araruna no bairro das Rocas, com uma idéia que surgiu a partir de uma quadrilha junina. É impossível dissociar a história do grupo da história da figura folclórica chamada Mestre Cornélio Campina: elas se completam e se entrelaçam.

A Araruna nasceu a partir das tradicionais danças aristocráticas de salão, de origem européia, da valorização dos costumes da vida palaciana. Mas acabou misturada a estilos de dança como a valsa, a polca, o xote, a mazurca e ao estilo popular de caráter folclórico, como a dança do caranguejo, do bode e do besouro. É um misto valoroso de estilos aristocráticos, eruditos e populares.

O nome Araruna vem de um pássaro preto originário do Pará, que ao cantar pula de galho em galho como se estivesse dançando. A Araruna é acompanhada de sanfona e vários outros instrumentos. Os cavalheiros usam casaca e cartola e as damas exibem seus longos vestidos de saia rodada. Os dançarinos não cantam.

Pólos multiculturais

Os foliões que estiverem em Natal podem escolher entre seis pólos culturais diferentes para brincar o carnaval. Os dias de festa acontecem simultaneamente na Ribeira, na Redinha, no Centro Histórico, nas Rocas, em Ponta Negra e no Alecrim. Cada pólo traz uma programação diferenciada, garantindo diversão e diversidade aos foliões natalenses.

Alecrim

Se o folião é amante de bandas de frevo e blocos de carnaval, deve ir ao pólo do Alecrim. Lá, a folia acontece de 20/02 a 24/04, com muito frevo e blocos tradicionais como "Cheiro de Alecrim", "Aí Vem o Alecrim", "Psyu" e "Recordar é Viver". Os blocos irão se deslocar pelas avenidas Alexandrino de Alencar e Presidente Sarmento.

Centro Histórico

Já o pólo Centro Histórico oferece uma gama mais diversificada de atrações, que se estende de 20 a 24 de fevereiro. Nos dois primeiros dias de carnaval, bandas de frevo como a Banda Frevo no Beco e blocos como "Cabeça Feita", "Bloco da Amizade" e "Manicacas do Frevo" desfilam pelas ruas históricas. Além disso, as Kengas fazem seu desfile no domingo (22/02), data em que Khrystal & Banda, Lucinha Lira e Igor Dantas também fazem shows. Na segunda-feira (23/02) é a vez do Carnaval Junto e Misturado, que traz bandas de rap como Neguedmundo, Nordestenato, Carcará na Viagem e Afronordestina (PB). Na terça-feira o rock invade a Rua Ulisses Caldas, ao som de sete bandas de rock, dentre elas Os Bonnies, The Sinks e o cantor e compositor Leno, que fez sucesso durante os tempos da jovem guarda.

Ponta Negra

Quem for a Ponta Negra poderá contar com muito frevo, blocos carnavalescos e shows com artistas locais. Valéria Oliveira, Sueldo Soares, Rodolfo Amaral, Ronaldo Ferrara, Isaque Galvão, Pedrinho Mendes e João Batista, que participou do programa global Fama, são mostras das atrações do pólo. Além disso, blocos como o tradicional "Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens" animam os foliões da praia. A programação do pólo acontece de 20 a 25 de fevereiro.

Redinha

No pólo Rrdinha, a swingueira, os blocos carnavalescos tradicionais (como "Banda do Siri", "Os Cão" e "Baiacu na Vara") e o ritmo do frevo serão os ingredientes da folia. A programação oferece ainda muitos shows com artistas potiguares, e traz também Nonato Negão, ex integrante da Banda Mel. A folia na Redinha vai de 20 a 25 de fevereiro.

Ribeira

A Ribeira traz em sua programação um carnaval tradicional, com desfiles de escolas de samba e tribos de índios na Avenida Duque de Caxias, sentido Rocas-Centro.

Rocas

Com a intenção de valorizar os artistas do bairro, o pólo das Rocas, a pedido dos próprios moradores, contará com blocos e bandas dos habitantes do pólo, como "Gigante das Rocas", "Arialzinho" e "Canguleirinhos". O carnaval segue na Rua Pereira Simões de 20 a 24 de fevereiro.

Nenhum comentário: