terça-feira, 29 de janeiro de 2008

MISTÉRIOS NO CARNAVAL DE PONTA NEGRA...

Um Outro pólo multicultural da cidade que será palco dos amantes de uma boa folia é a praia Ponta negra. Muito cobiçada pelas suas belas águas, o tambem bairro, traz nos dias de alegria, um dos blocos mais irreverentes e tradicionais da região, o bloco poetas, carecas, bruxas e lobisomens. Mas o que boa parte das pessoas não conhecem é a origem de seu nome, e o papel que o bloco carrega no periodo de carnaval. Por isso esse MAGRO FALANTE que vos escreve, mostra pra você o outro lado do agito, a tradição desse famoso bloco da praia de ponta negra, aqui em Natal/RN.

As bruxinhas estão a solta! (BUNITINHAS...)

UM POUCO DO BLOCO 'POETAS, CARECAS, BRUXAS E LOBISOMENS'

Segundo o diretor Edmar Viana, o objetivo do Bloco é criar uma identidade e tradição de carnaval em Ponta Negra, gerando divertimento e entretenimento entre a comunidade local do Conjunto Ponta Negra, Alagamar, Capim Macio, Vila de Ponta Negra, Turistas e os visitantes da Praia de Ponta Negra. "Também nosso objetivo é incentivar as fantasias e recuperar as várias culturas locais, em pequenos blocos, como blocos de frevos, grupos de máscaras, grupos de danças folclóricas, troças e papangus", disse o produtor.

O Bloco 'Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens', desde que saiu pela primeira vez em 2005, vêm se firmando na criação de uma tradição de cultura carnavalesca na cidade de Natal, em Ponta Negra, agregando as várias culturas locais.

Cada personagem foi pensado e criado a partir de uma idéia que representasse o bairro de Ponta Negra, seu povo, seus moradores e visitantes, com todas as diferenças e características. Cada personagem representa um grupo, embora as pessoas possam se sentir identificadas em vários personagens. É a idéia de identidade em torno de um Bloco com suas particularidades e desigualdades.

O Poeta representa a poesia da Vila de Ponta Negra, com os bares históricos como a Bodega da Praça e o Bar do Buraco, e as tradições como a Igrejinha e o Cruzeiro, seu povo, suas ruas estreitas, suas músicas e cantigas, costumes e cultura local. Representa ainda os pescadores, vendedores, artesãos, ambulantes e surfistas. E a beleza poética da Praia de Ponta Negra.

O Careca representa o Morro do Careca, e também os moradores do Conjunto Ponta Negra, compostos de funcionários públicos, executivos, empresários, operários e turistas. E as pessoas que visitam e investem em Ponta Negra.

A Bruxa representa as mulheres, seus encantos e suas magias. Representa ainda a beleza das mulheres da Praia, a magia e a sabedoria das mulheres da Vila de Ponta Negra: rendeiras, artesãs, tratadoras, educadoras e mães.

E por fim, uma lenda e verdade da existência de Lobisomens na Vila de Ponta Negra, nas encostas do Morro do Careca, que assombravam e perseguiam suas vítimas, de preferência, mulheres. Ainda hoje as mulheres mais idosas e sábias da Vila lembram de fatos, durante as noites de lua cheia, quando ainda não existia a energia elétrica na comunidade.

A cobra gigante, elemento agregado ao bloco, representa uma lenda da lagoa de Extremoz, onde existiam duas cobras enormes, que nas noites de lua cheia devoravam as crianças. Frei Herculano, um dia fez uma grande oração e uma das cobras saiu da lagoa, cercou a igreja e recebeu a benção. Nunca mais atacou crianças. A outra cobra não saiu e frei Herculano rezou um rosário apressado, a cobra saiu da lagoa e foi morrer em Capim Macio, onde hoje é o viaduto de Ponta Negra.

Os maiores representantes do bloco, os bonecos.

GRANDES ATRAÇÕES MUSICAIS NO PÓLO PONTA NEGRA

Além do desfile do Poetas, acontecem várias atrações culturais e folclóricas nos três palcos armados na praça Praia de Ponta Negra, no Corredor de Dosinho (Rua Praia de Ponta Negra) e no Ponto Sete, no dia 2, sábado de carnaval. Na programação musical teremos shows de Khrystal e Banda, Diogo das Virgens cantando musicas dos antigos blocos de elite, e Isaque Galvão, além de uma atração nacional: o cantor e compositor baiano Moraes Moreira e banda.

Nos shows folclóricos teremos uma apresentação do Boi de Reis e a Troça do Camaleão, com uma Banda de Pau e Lata, da Vila de Ponta Negra, que vai acompanhar o Bloco durante todo o percurso.

Fonte: revistavitrine.com


E a última atração o prefeito Carlos Eduardo...
afinal ele tambem é gente!
Encontrou ele? bem animado hein?

Um comentário:

Andréia Lino disse...

Olá, descobri seu blog por acaso ... fazendo uma pesquisa sobre natal. gostaria de manter contato, pois estou querendo conhecer blogueiros (a) de Natal.

meu twitter é @mundoafora

meu email e blog estão no link, fico aguardando um contato.

Sucesso