domingo, 30 de setembro de 2007

O HOMEM QUE DESAFIOU O DIABO

"O Homem Que Desafiou o Diabo" inspira-se numa tradição de aventuras românticas e cômicas situadas no Nordeste brasileiro. Nessa historia, o protagonista é um herói que vive aventuras e desventuras por um Nordeste mais fantasioso do que real. O personagem é o caixeiro viajante José Araújo (Marcos Palmeira) -- uma espécie de malandro de bom coração.

Chegando a uma cidadezinha, conhece uma solteirona chamada Dualiba (Lívia Falcão).

Depois de um rápido namoro, acaba sendo forçado a casar com ela. O tempo passa e ele tanto se submete aos caprichos sexuais da mulher e às exigências do sogro, que se torna motivo de piada na cidade.

Quando descobre, Araújo se revolta e dá o troco, assumindo uma nova identidade, Ojuara (seu sobrenome ao contrário). Usando roupa de couro, sai pelo sertão buscando aventuras e ajudando os fracos e oprimidos. O objetivo do personagem é encontrar uma terra lendária, chamada São Saruê.

Essa espécie de Robin Hood nordestino vai encontrar tanto criaturas míticas, quanto o grande amor da vida dele. As pequenas aventuras do personagem vão se seguindo, como se fossem esquetes de um programa humorístico. Ele cruza seu caminho com o diabo (Helder Vasconcelos), engana-o e os dois tornam-se desafetos. As contas entre os dois vão ser acertadas apenas no final do filme.

Em todo o filme, procura-se um diálogo com a literatura de cordel, com seus tipos peculiares e seu humor popular. O roteiro, co-escrito pelo diretor e Bráulio Tavares (do humorístico "Sai de Baixo"), é baseado no romance "As Pelejas de Ojuara", de Nei Leandro de Castro.

Meu povo... vale a pena assistir... não arranjei dinheiro pra ir... mas quando eu for... eu comento aqui belê? fui...

Nenhum comentário: